Siga-nos nas redes sociais!

10 Dicas de Negócio de Fotografia

2022-01-06

Dicas de Negócio de Fotografia 

 
Para ter um negócio de fotografia de sucesso não basta só começar a tirar algumas fotografias.
 
Tem medo de iniciar o seu negócio de fotografia ou não sabe por onde começar? Neste blog vamos ajudá-lo nos primeiros passos para iniciar uma carreira e ter seu próprio negócio de fotografia.


1-Conheça o seu público

 
Observe o tipo de fotografias que o seu público mais gosta e mais pede orçamento. Comece a trabalhar mais esse tipo de fotografia e preparar toda a sua comunicação, produção, cenários etc.


2-Organização Financeira

 
Organizar a sua sessão fotográfica, fazer tabelas e previsões para prever situações. Assim, vai conseguir perceber e planear problemas, custos, lucros etc.


 

3-Investir em Formação

 
A formação e Workshops são outros fatores primordiais para o sucesso. Enquanto profissional de fotografia, deve dedicar-se a estar sempre por dentro das técnicas e tendências do seu segmento para oferecer os melhores serviços aos seus consumidores.

 

 

4-Pratique Fotografia

 
Não adianta ter formação e conhecimento técnico, sem praticar fotografia. Seja numa viagem ou em casa, o importante é praticar. Quando pratica, aquilo que aprende na teoria, fica na sua memória ao fotografar.

 
 

 

5-Não se deixe levar pela concorrência

 
Muitas vezes, no início de carreira, deixam-se levar por aquilo que a concorrência faz.

É crucial pesquisar e analisar os seus concorrentes, a sua localização, preços e serviços prestados. Mas na verdade, mesmo que seja importante ficar de olho no que as outras empresas de fotografia estão a fazer, nem sempre vale a pena segui-las.
 
 Por exemplo, se outra empresa de fotografia está a fazer uma promoção com um desconto de 50% em todos os serviços, pode ser porque estão prestes a fechar as suas portas ou porque estão a trabalhar com equipamento de qualidade inferior ao seu. 
 
Por outras palavras, estas são situações em que não vale a pena baixar o preço só para competir!
 
 

6-Procure parceiros de confiança

 
 
Um negócio que está começar, as parcerias são fundamentais. Por exemplo, se é um fotógrafo de casamentos, buffets, loja de vestidos de noivas e outras empresas que também atuam nesse segmento podem ser potenciais parceiros.
Pode conseguir indicações de novos clientes e fornecedores, algo que é fundamental para o crescimento.


 
 

7-Publique com frequência nas redes sociais

 
As redes sociais são, hoje, uma das principais ferramentas de divulgação Para interagir com o seu público, utilize a rede social Instagram.

Esta ferramenta permite perceber o que o seu público gosta, os stories principalmente, perguntas, sondagem. Assim vai conseguir perceber o que seu público gosta, cores, cenários específicos etc.


 


8-Faça um porftólio online

 
É importante ter um site, onde partilhe o seu portfólio online com todas as informações atualizadas. Deve ser um portfólio cuidado que mostre todo o seu potencial.

´
 


9-Ter um espaço agradável


É importante ter um bom estúdio. Um espaço próprio onde possa trabalhar e se sinta confortável. Além disso, deve ser um sítio onde os seus clientes se sintam à vontade.


 

10-Faça Contrato

 
Quando for fechar um trabalho, faça contrato. Define todas as informações: Local, Horário, Valores, Metódo de Pagamento, Entrega e Prazos.

 

Tags: Dicas Negócio Fotografia, Fotógrafo, Portfólio Fotógrafo, Estúdio, Equipamento, negócio de Fotografia

« Voltar

PORTES GRÁTIS


Portugal Continental (compras superiores a 200€)

ENTREGAS EM 24H


Em todos os Produtos em stock

PÓS-VENDA


Em garantia, sem custos para o cliente.

PAGAMENTOS


Vários métodos, Rápidos e Seguros