Siga-nos nas redes sociais!

6 Dicas para quem quer começar a fotografar retratos

2022-04-13

6 Dicas para quem quer começar a fotografar retratos

 
A fotografia de retratos pode ser usada como uma ideia de negócio ou uma forma de capturar sua própria vida pessoal e familiar.
A fotografia de retratos é sobre pessoas. É desafiador mostrar o que eles têm de melhor. Não é tarefa fácil e existem muitas pequenas complexidades, principalmente no começo da carreira. 
 
Se quer fotografar retratos incríveis deve ter em conta 6 dicas.

1- Fechar o Frame

 
Se está a fazer um retrato de uma pessoa ou de um animal, é essencial colocar esse elemento principal em destaque. 
 
Deve isolar o que está ao seu redor e focar no seu elemento, para tirar uma fotografia de retrato incrível. Seja através do zoom da objetiva ou ao colocar-se mais próximo do seu objeto.
 
 

2- Direcionamento da Luz

 
A luz da fotografia deve ser usada estrategicamente para conseguir melhor fotografias.

Os nossos olhos são treinados para seguir a luz, ou seja, o nosso foco vai primeiro para as áreas mais claras. Então, no retrato isso também é importante, a luz tem que estar sobre o seu elemento/pessoa.

 

3- Foco nos olhos

 
A cada dez pessoas, 9 olham primeiro para os olhos. Portanto, se tiver que escolher uma área que o seu foco está direcionado, deve focar-se nos olhos. Se a sua fotografia tiver o nariz, o braço, a mão ou o cabelo fora do foco, não há problema. O mais importante é ter os olhos focados para valorizar a sua fotografia.

 



4- Capture uma emoção

 
As fotografias mais espontâneas, que transmitem uma emoção, um momento ou até uma história, são fotografias que as pessoas se conectam mais.

O cérebro cria essa empatia e a curiosidade do que aconteceu por trás da foto. Como por exemplo, a fotografia de rua, que consegue capturar pessoas normais no seu dia a dia normal, onde muitas das vezes as pessoas não sabem que vão ser fotografadas. 
 
Sem dúvida que são fotografias mais naturais e espontâneas e as pessoas tendem a gostar mais desse tipo de fotografia.
 
 

5- Perpectiva


A perspetiva da fotografia é importante para conseguir perceber se a fotografia é boa ou é má.
Como por exemplo, se fotografar um gato, não deve fotografar de cima para baixo.
 
 Fotografar no mesmo campo de visão, no mesmo nível dos olhos dele, vai fazer com que a fotografia fique muito melhor.


6- Aumente o ISO

 
As pessoas se movimentam muito enquanto são fotografadas, para não mencionar o piscar de olhos, além de constantemente mudarem as suas expressões faciais.

Para evitar esses problemas, e para evitar que esse movimento apareça, precisará de usar uma velocidade rápida do obturador. 
 
Isso também ajudará a garantir fotos nítidas e evitar a trepidação da câmera, porque na maioria das vezes estará a fotografar segurando a máquina.
 
 
 
 
A fotografia de retrato é um género de fotografia emocionante e em constante evolução. É preciso tempo e prática para o dominar.
Mas ver a surpresa e a excitação nos olhos dos clientes quando vêem o retrato de si próprios vale a pena.
Além disso, continua a conhecer clientes e a construir relações, pelo que não é um trabalho solitário como a fotografia de produto ou de paisagem.
« Voltar

PORTES GRÁTIS


Portugal Continental (compras superiores a 200€)

ENTREGAS EM 24H


Em todos os Produtos em stock

PÓS-VENDA


Em garantia, sem custos para o cliente.

PAGAMENTOS


Vários métodos, Rápidos e Seguros