255 539 230 (Chamada para rede fixa Nacional)

info@lfmpro.com

Siga-nos nas redes sociais!

As primeiras impressões Fujifilm GFX 100 II

2023-10-17

As primeiras impressões Fujifilm GFX 100 II: criador de filmes de médio formato


A Fujifilm GFX100 II é a mais recente câmara de médio formato de alta resolução da Fujifilm, que traz as mais recentes capacidades de AF e vídeo para um corpo de câmara redesenhado.
 
 
 
Especificações principais: 
  • Sensor de médio formato BSI CMOS 44x33 mm de 102 MP
  • Sistema AF de reconhecimento de motivo derivado de IA 
  • Estabilização de imagem no corpo classificada em 8EV 
  • Disparo contínuo até 8 fps
  • Opções de vídeo alargadas, incluindo 8K e suporte anamórfico
  • EVF OLED de 9,44 M pontos Visualização de forma de onda e vectorscópio para vídeo 
  • Gravação direta para SSD
  • Suporte de câmara para a nuvem Metadados IPTC
 
 


O que é que há de novo?

 
A GFX100 II parece dividir a diferença entre a GFX 100 original e a GFX 100S, mais pequena e menos dispendiosa. Tem o corpo mais pequeno, de pega única e bateria mais pequena que a anterior, mas o visor amovível de alta resolução. 
 
Em termos de fotografia, a Fujifilm afirma que a nova câmara é melhorada principalmente em termos de velocidade e capacidades de focagem automática. No entanto, em termos de capacidades, existem ainda mais adições no lado do vídeo do interruptor de modo.
 
 



Sensor novo e mais rápido

 
O sensor é uma variante mais rápida do utilizado na GFX 100 e 100S. A Fujifilm afirma que esta versão do sensor tem uma maior capacidade de carga total (a quantidade de carga que pode suportar antes de cortar), permitindo-lhe oferecer um ISO de base de 80 para fotografia. Também utiliza circuitos analógico-digitais revistos para proporcionar o dobro da velocidade de leitura. 
 
O sensor mais rápido funciona em conjunto com o mais recente chip "X Processor 5" do mercado, para oferecer uma gama de funcionalidades, muitas das quais foram vistas pela primeira vez nas câmaras X-H2.

As microlentes offset melhoram o desempenho da imagem nos cantos e o desempenho do AF quando se utilizam pontos AF afastados do centro.
 
 

Autofocus


A GFX 100 II obtém essencialmente o seu sistema AF das recentes câmaras X-H da Fujifilm, adicionando o reconhecimento do motivo para um melhor seguimento do objeto. Consegue reconhecer:

Animais 
Pássaro
Automóvel
Motociclo e bicicleta
Avião
Comboio


Tal como as câmaras X-H, a deteção de rosto humano e de olhos são tratadas como modos AF distintos que se sobrepõem uns aos outros, pelo que terá de personalizar dois botões se quiser voltar a ativar a detecão de rosto humano/olhos, depois de ter acabado de utilizar um modo de deteção de motivo, e vice-versa. 
 
Mesmo que dedique um botão à deteção de motivo, não existe a opção de manter premido o botão e rodar o seletor para alternar entre os tipos de motivo, pelo que poderá ser mais fácil utilizar o Menu Q para os ativar e selecionar.


Seguimento AF em vídeo


Ao contrário das câmaras X-H, a GFX 100 II oferece estes modos de reconhecimento de motivo durante a gravação de vídeo. A câmara também ganha um modo de seguimento geral em vídeo, para seguir objetos que a câmara não tenha sido treinada para reconhecer. Este é um grande passo em frente e esperamos que seja alargado aos modelos X-H2, no mínimo.
 
 

Modo de mudança de píxeis de 4 imagens

Para além do modo de deslocamento de píxeis de 16 imagens, que gera imagens de 400MP, a GFX 100 II ganha um modo de quatro disparos que simplesmente cancela o filtro Bayer, capturando informações de Vermelho, Verde e Azul para cada posição de píxel. Este modo também aumenta a qualidade tonal ao combinar quatro fotogramas.

 

Body e Manuseamento

 
O corpo da GFX 100 II é uma espécie de ponto intermédio entre a grande GFX 100 com pega dupla e a mais compacta GFX 100S.

Apresenta uma linguagem de design mais quadrada e muito moderna pelos seus botões retangulares arredondados. 
 
É uma câmara sólida e bastante pesada, mas com um punho bem moldado que considerei confortável de utilizar, nas ocasiões em que pretende segurar a câmara com uma das suas objectivas mais pequenas. 
 
Tal como nas câmaras GFX anteriores, a GFX 100 II espera que utilize uma combinação de botões para alterar as definições de exposição, mas permite-lhe atribuir vários parâmetros a um único seletor e, em seguida, premir o seletor para alternar entre eles, pelo que não precisa necessariamente de ter um botão ISO ou Exposure Comp dedicado para alterar essas definições.
 



Viewfinder

 
A GFX 100 II tem o mesmo estilo de visor amovível que a GFX 50S e a GFX 100, o que significa que pode ser removido se a fotografia não o exigir, ou pode ter um mecanismo articulado interposto entre o corpo e o módulo do visor se quiser inclinar o visor para cima do corpo.

Trata-se de um painel de 9,44 milhões de pontos que oferece uma resolução de 2048 x 1536 píxeis e proporciona um excelente nível de pormenor se a focagem for manual (especialmente útil quando se trabalha com as objectivas de inclinação/deslocação lançadas juntamente com a câmara). 
 
A Fujifilm afirma que está a fornecer uma alimentação de imagem de 1944 linhas para o visor. O ecrã é atualizado a 60Hz. Se passar para uma visualização mais pequena com uma ampliação de 0,77x (o mesmo tamanho da GFX 100S), pode obter uma atualização de 120Hz, para fotografar objectos em movimento rápido.
 
 

 
 O visor amovível permite-lhe tornar a câmara mais pequena ou adicionar o adaptador de ângulo EVF-TL1 para dar ao visor uma gama de movimentos.
 


Ecrã traseiro

Apesar de toda a atenção dada ao vídeo, a GFX 100 II mantém o ecrã traseiro com inclinação bidirecional.

 
Este inclina-se para cima e para baixo ou para a direita para fotografar retratos. Ao contrário dos ecrãs laterais totalmente articulados, este mantém o ecrã no eixo se estiver a fotografar na orientação de retrato, tornando muito mais fácil perceber os movimentos da câmara quando se trabalha dessa forma.


 
 

Portas

A GFX 100 II tem todos os conectores que se esperam de uma câmara profissional moderna: HDMI de tamanho normal, Ethernet para trabalho com ligação à internet e uma tomada USB-C através da qual pode capturar imagens fixas ou vídeo para um SSD externo. Existe uma entrada de microfone de 3,5 mm no lado esquerdo da câmara e uma tomada de auscultadores correspondente no canto direito.

Na parte frontal da estrutura encontra-se um terminal de sincronização de flash, o que mostra que a Fujifilm não está a ignorar a probabilidade de esta câmara ser utilizada em estúdio.
 
 

Bateria

A GFX 100 II utiliza a mesma bateria NP-W235 que a 100S e os modelos maiores da série X. É uma bateria de 16Wh, mas é bastante pequena para uma câmara com um sensor tão grande e com ambições de se aventurar para além do estúdio.

A câmara pode, como seria de esperar, carregar a bateria ou ser alimentada através da sua tomada USB-C, mas vale a pena notar que isto exclui a opção de gravar diretamente para SSD e alimentar a câmara através de USB ao mesmo tempo.
 

 

 

Capacidades de vídeo



A especificação que corre o risco de chamar mais atenção na GFX 100 II é a sua capacidade de capturar vídeo 8K, mas vale a pena notar que isso vem com um corte significativo de 1,53x, até uma região de aproximadamente 29 x 16mm do sensor. É maior do que o Super35 e, em vez disso, tem o tamanho do sensor RED Helium 8K de há alguns anos, mas não é necessariamente o modo mais capaz da câmara.

Ao entrar nos menus, encontrará DCI ou UHD 4K até 60p e uma gama de opções de captura 5.xK de alta resolução para trabalhar com três tipos diferentes de lentes. A câmara permite-lhe selecionar se tem uma lente GF nativa, uma das lentes de zoom profissionais Premista da Fujifilm ou uma lente de 35 mm ("full-frame") e utiliza a maior região de sensor possível.


Uma porta HDMI de tamanho normal é apenas um indício do que a Fujifilm adicionou às capacidades de vídeo da GFX 100 II.

 
 

Conclusão


A velocidade de disparo mais rápida, a estabilização de imagem melhorada e o sistema AF de reconhecimento do motivo ajudam a tornar a câmara significativamente mais flexível, melhorando ainda mais a sua utilidade no estúdio e para além dele.

A ergonomia da câmara é excelente e o lançamento de uma lente prime normal brilhante e de um par de lentes tilt/shift também ajuda a expandir os tipos de fotografia que o sistema GF pode acomodar. Mesmo que nunca tenha filmado um único fotograma de vídeo, a GFX 100 II representa um grande passo em frente para o sistema.
 
 
« Voltar