255 539 230 (Chamada para rede fixa Nacional)

info@lfmpro.com

Siga-nos nas redes sociais!

Como criar o seu próprio estúdio em casa

2021-09-30


Como criar o seu próprio estúdio em casa?  

 
Seja criativo com a fotografia com flash e aprenda a fotografar retratos deslumbrantes com um orçamento limitado.


1-Escolher um espaço

 
O espaço para fotografar é um aspeto bastante importante a ter em conta. Qualquer pessoa pode criar um estúdio básico na sua própria casa. Com técnicas simples e o equipamento certo, pode criar fotografias incríveis e retratos de alta qualidade. A foto retrato conta técnicas de composição e iluminação específicas.

Escolha um espaço com uma parede clara grande ou utilize um pano de fundo improvisado para ter um cenário simples e limpo.

Uma divisão com uma simples parede branca ou bege é ideal para criar um estúdio em casa. Se as paredes não forem lisas, pode sempre prender um lençol branco ou, investir num fundo portátil. Ao escolher um local para fotografar, o teto deve ser alto, pois irá permitir-lhe elevar a sua luz para uma iluminação superior sobre o rosto.

No entanto, não se limite a um tipo de espaço. Se tiver umas escadas fotogénicas, estas podem funcionar como um excelente local para fotografias de grupo, enquanto fotografar o seu motivo de cima para baixo pode produzir retratos bonitos e descontraídos.

Outra aspeto a ter em conta é fazer com que a pessoa se sinta confortável tanto no espaço como também na relação com o fotógrafo/a. A simpatia e espontaneidade de um fotógrafo ajuda a pessoa a se soltar durante as sessões. Logo, ela coloca mais emoção em seu próprio corpo. 


 

 

2-Equipamento

 

 
Começar a fotografar num estúdio em casa é muito importante entender e dominar o equipamento. Conhecer as configurações da câmara e entender como elas afetam o resultado final.
 
Escolher uma objetiva para retratos 
 
Como um retrato fotográfico por envolver diferentes ambientes, composições e estilos, é ideal escolher uma boa objetiva. 
 
Objetivas com diferentes distâncias focais podem ter um efeito acentuado. Uma objetiva grande angular pode exagerar as caraterísticas faciais de uma pessoa ao alongar o nariz e a testa, especialmente se for utilizada para grandes planos. Por vezes, perspetivas exageradas podem ser aplicadas com bom efeito, mas de modo geral as distâncias focais mais longas tendem a ser mais favorecedoras. 
 
Por isso, se estiver a utilizar uma objetiva de zoom do kit, afaste-se do seu motivo e aumente o zoom até ao máximo. Uma distância focal de 85 mm (ou uma objetiva de 50 mm numa câmara com sensor de corte) é considerada a objetiva perfeita para retratos devido à forma como capta um rosto com as proporções mais favorecedoras. É preciso ajustá-las de acordo com a iluminação, distância da câmara para ter a fotografia desejada.
 
 

 

3-Iluminação

 
De maneira geral, no retrato é utilizado uma iluminação suave e difusa. Isso ajuda a dar suavidade para a foto, além de evitar sombras duras no rosto, que podem modificar as feições do modelo. Existem exemplos de retratos fotográficos incríveis com o uso de sombras duras e spotlight. 

Esse tipo de iluminação gera um efeito mais dramático e, por vezes, até mesmo artístico.
 

 

4-Posicionar o flash

 
A utilização do flash oferece-lhe uma enorme liberdade quanto à sua exposição. Pode definir o seu flash para se sobrepor à luz ambiente, ou fazer com que ambos funcionem em harmonia. 

No que diz respeito às definições de exposição, deve mudar a câmara para o modo de exposição manual e definir a velocidade máxima de sincronização do flash. Tirar uma fotografia de teste e, em seguida, ajustar a potência do flash até que definir qual a melhor luz. Pode alterar a potência do flash ao ajustar o valor de potência ou ao aproximar ou afastar a luz do modelo.

 
 

Speedlights

 
 

Flash Canon Speedlight EL-100

Godox Flash Speedlight V860II 


Flash Profoto A1X AirTTL
 

5-Experimentar diferentes rácios

 
 
Deve experimentar diferentes rácios para ver qual o que funciona melhor. Testar um flash sobre o fundo e outro sobre a pessoa. Definido para potência baixa, o flash traseiro irá criar um foco subtil no fundo. Por outro lado, ao definir para uma potência elevada, a luz de fundo pode esbater o cenário para um visula "high-key". Também se pode usar o segundo flash para destacar partes da pessoa.













6-Utilizar gel colorido

 
Para cores ousadas pode adicionar um gel colorido ao flash. Estes pedaços de acetato colorido podem ser fixados à frente do flash e utilizados para alterar a cor da luz para criar fundos incríveis para as suas fotografias de estúdio.
Ao fazer experiências com cores, pense em como pode utilizar adereços e roupas para complementar o esquema de cores e utilize uma roda de cores para determinar o melhor visual. 
 
 
 
É indispensável que os fotógrafos profissional com estúdios próprios passam uma imagem de confiança para os seus clientes.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o blog da LFMPro para se manter atualizado das novidades do mercado fotográfico.

Tags: estúdio, iluminação, objetivas

« Voltar