255 539 230 (Chamada para rede fixa Nacional)

info@lfmpro.com

Siga-nos nas redes sociais!

Como escolher a impressora fotográfica ideal para o seu negócio

2024-03-20

Como escolher a impressora fotográfica ideal para o seu negócio



Para quem trabalha no segmento da fotografia, o processo de escolher a impressora fotográfica ideal para seu negócio é crucial. Praticamente todos os serviços que sua empresa prestará, irão incluir a impressão da fotografia. 
Esse processo é, na verdade, o que realmente vai encantar os seus clientes. Eles voltam para casa não apenas com momentos registrados no telemóvel, mas com lembranças reais que serão permanentemente guardadas, seja numa gaveta ou numa moldura.
 


 

Processo de impressão


No mercado existem uma grande variedade de modelos de impressoras fotográficas. A principal diferença entre elas é o processo que utilizam para que a fotografia seja impressa. Existem impressoras que podem imprimir textos ou fotografias e usam papel convencional ou específico para fotografia. No que se refere à tecnologia de impressão, as impressoras fotográficas normalmente usam uma de duas tecnologias principais: jato de tinta ou sublimação de tinta.

 
  • Impressoras a Jato de Tinta são as mais comuns. Essas impressoras funcionam espalhando minúsculos pontos de tinta pelos orifícios da cabeça de impressão para formar uma imagem. Elas são versáteis, capazes de imprimir tanto textos quanto imagens com boa qualidade, tornando-as ideais para uso doméstico ou pequenos escritórios.

 
  • Impressoras de Sublimação de Tinta são as favoritas dos fotógrafos profissionais e entusiastas da fotografia que procuram uma qualidade de impressão superior. Elas utilizam calor para transferir tinta para um papel especial, resultando em imagens com cores mais vibrantes e duradouras. Apesar de produzirem resultados superiores, as impressoras de sublimação de tinta são geralmente mais caras, tanto em termos de custo inicial quanto de manutenção. Ao escolher a melhor impressora fotográfica digital para suas necessidades, é essencial ponderar entre a qualidade da impressão que deseja e o quanto está disposto a investir.
 
 

 

Velocidade de impressão


Quando se trata de um casamento, batizado ou um evento especial, o mais importante é garantir que os convidados tenham uma boa experiência. O mesmo acontece para as lembranças fotográficas.

Por exemplo, se a pessoa ficar vários minutos numa fila, já ficará desinteressada pelo resultado final, que, na verdade, deveria encantá-la. Portanto, é essencial usar uma impressora que leve mais de 12 ou 15 segundos para que uma fotografia esteja impressa. Isso contando o tempo desde o acionamento da impressão até o momento em que a foto é colocada para fora pela impressora. Se o processo todo levar mais do que isso, deve estar preparado para filas e reclamações.
 
 

 

Custos


Outro fator importante é aquele que afeta diferentemente o bolso do profissional que oferece o serviço de fotografia. Para que o seu negócio seja sustentável, é importante ter em conta cada custo envolvido. Só assim conseguirá garantir que o valor cobrado supera as despesas e ainda lhe proporciona uma margem de lucro suficiente para o seu negócio.

Cartuchos de Tinta: Um dos principais custos recorrentes que encontrará é a substituição dos cartuchos de tinta. Dependendo do modelo da impressora, esses cartuchos podem variar bastante de preço.

Papel Fotográfico: As impressoras fotográficas geralmente requerem um papel indicado para produzir imagens de alta qualidade. O papel fotográfico é mais espesso e tem um revestimento especial que ajuda a reproduzir cores vivas e detalhes finos. No entanto, o papel fotográfico é mais caro que o papel de impressão padrão.

Manutenção: Além dos custos com tinta e papel, as impressoras também precisam de manutenção regular, isso pode incluir a limpeza dos bicos de tinta e a substituição de peças desgastadas.

 

Autonomia

 
Outro aspeto a ter em consideração é a autonomia da impressora. De facto existem impressoras que são extremamente baratas quando comparadas às mais indicadas.
No entanto, trata-se de uma impressora com baixíssima autonomia. A autonomia refere-se ao número de impressões que ela faz sem necessitar de manutenção.
 
 

Peso da impressora fotográfica


Oferecer o serviço de fotografia em eventos pode ser muito prático se for feito com os equipamentos corretos, no entanto, pode ser uma dor de cabeça se negligenciar alguns aspetos. 
Deve ter atenção ao peso da impressora fotográfica, pois no que diz respeito à montagem e transporte, se a impressora for o mais leve possível, vai facilitar bastante o trabalho. Garanta que a sua impressora não exija um carro especial para ser transportada.

Além disso, se prestar o serviço sozinho, é ainda mais importante ter em conta esse aspeto, pois uma única pessoa terá que carregar um peso absurdo, quando, na verdade, poderia estar com um equipamento de fácil de transportar. 
Uma Impressora que pese 15 kg é considerada boa.
 
 
 

Marcas


Por fim, relativamente às marcas, mencionamos aqui algumas marcas de impressoras fotográficas que são muito usadas por vários profissionais que trabalham no segmento de fotografia.
Marcas como DNP e Fujifilm. Ambas são reconhecidamente no mercado pela sua robustez, qualidade e custo benefício.

 
 

Algumas sugestões

 
 
Para concluir, antes de fazer a sua escolha, certifique-se de calcular o custo total da impressora, incluindo o preço da impressora, os custos de tinta e papel e quaisquer outros custos de manutenção.
Desta forma, poderá fazer uma escolha informada que atenda às suas necessidades e ao seu orçamento.

Tags: impressão, printing, impressoras, equipamento, fujifilm, dnp, epson

« Voltar