Siga-nos nas redes sociais!

Como fotografar fogo de artifício

2021-12-28

 
Como fotografar fogo de artifício - Dicas e Sugestões

Fotografar fogos de artifício é uma das melhores formas de guardar momentos felizes e festivos. Mas quem nunca tentou fotografá-los e acabou com uma imagem escura e tremida? Fotografar fogo de artifício não é difícil. É preciso ter conhecimento de algumas técnicas para conseguir uma boa fotografia..
Em casamentos, eventos, dias especiais e festa de final do ano, muitas pessoas consideram o fogo de artifício mágico e querem captar esse momento nítido e percetível. As melhores sugestões para fotografar fogo de artifício:

Preparação

Escolher um bom lugar é essencial. Deve planear antecipadamente o local para evitar ser bloqueado por uma cabeça ou uma árvore no momento de fotografar.
Consiga uma boa posição em relação ao vento para que a fumaça do fogo de artifício não estrague a fotografia nem o equipamento.
Com objetivas mais abertas, a escolha do local também pode servir para compor o cenário das fotografias. Outro aspeto a ter em conta é certificar-se de que tem bateria na máquina fotográfica e espaço no cartão de memória.

 
Qual é a melhor câmara para a fotografia de fogo de artifício?

 
As câmaras fotográficas mirrorless são ideais para fotografar fogo de artifício.
Por exemplo a Canon EOS RP e a Canon EOS R6.

A Canon EOS RP uma câmara mirrorless Full-Frame compacta que proporciona momentos de criatividade fantásticos em movimento, ideal para fogo de artifício.




 
A Canon EOS R6 é verdadeiramente rápida, estável e capta momentos fugazes que são quase imperceptíveis ao olho humano.






 
As melhores objetivas para fotografia de fogo de artifício 

Uma objetiva de zoom compacta permite-lhe aproximar-se ainda mais da ação e a estabilização de imagem incorporada significa que as suas fotografias ficarão lindíssimas e sem desfocagem.

Objetiva Canon EF-M 55-200mm f/4.5-6.3 IS STM 
 
No entanto, se conseguir mudar para outras objetivas, pode criar composições mais variadas e criativas. 
As distâncias focais mais curtas permitem-lhe incluir edifícios e estruturas nas suas fotografias para um maior contexto e interesse visual. Uma objetiva de distância focal fixa grande angular, como a Canon RF 16mm F2.8 STM.

 
Use uma longa exposição

Essa é a dica mais importante. Fogos de artifício são pequenos pontos de luz que se movem no céu.

Os nossos olhos conseguem ver esse movimento, mas uma câmara com um obturador muito rápido só capta uma imagem escura com pequenos pontinhos iluminados sem nenhum interesse. Uma boa foto de fogos de artifício precisa mostrar o rastro que a luz deixa. Para isso, sua câmara necessita de estar com um obturador lento, algo entre 2 a 15 segundos
 
 
Usar Tripé
 
Usar um tripé é bastante importante pois impede que a sua câmara se movimente durante a sessão fotográfica e que não faça as suas imagens ficarem tremidas. Posicione-o num local elevado onde haja pouca probabilidade de outras pessoas se colocarem à frente enquanto fotografa.
 
 


Fotografias nítidas

A primeira coisa importante a fazer, seja qual for o dispositivo que estiver a utilizar, é desligar o flash, pois pretende captar a luz do fogo de artifício e não os objetos próximos.

De seguida, verifique se a sua câmara tem o modo BULB, no qual pode selecionar o tempo de exposição segurando o botão pelo tempo que quiser. O ideal é fotografar na melhor qualidade possível (ou seja, RAW). 
 
É difícil saber quando os fogos de artifício maiores e mais coloridos rebentam, pelo que também é boa ideia configurar a câmara para o disparo contínuo, também conhecido como modo de sequência de disparos, e captar várias imagens em sucessão rápida sempre que premir o botão do obturador. Isto irá aumentar as suas probabilidades de captar uma ou duas imagens com rebentamentos particularmente dramáticos.
 
 
A Canon EOS R6 dispara continuamente até 20 fps no modo de obturador eletrónico, o que garante que não perde nenhum momento.

 
 

 
Lembre-se que fotografar fogos de artifício requer prática e paciência, então é importante não desanimar se as primeiras fotos não ficarem tão boas.

Tags: Fotografia, Fotografar fogo de artifício, Câmaras Fotográficas, Tripé, Fotografar à noite

« Voltar

PORTES GRÁTIS


Portugal Continental (compras superiores a 200€)

ENTREGAS EM 24H


Em todos os Produtos em stock

PÓS-VENDA


Em garantia, sem custos para o cliente.

PAGAMENTOS


Vários métodos, Rápidos e Seguros