255 539 230 (Chamada para rede fixa Nacional)

info@lfmpro.com

Siga-nos nas redes sociais!

Fujifilm X-S20: As primeiras impressões

2023-07-31

Fujifilm X-S20 Review: As primeiras impressões


A Fujifilm estreou o modelo mirrorless APS-C de gama média melhorado, a Fujifilm X-S20 de 26MP. com funcionalidades de vídeo melhoradas e um novo modo vlog.
 
A X-S20 mantém a aderência profunda, o design acessível, a abundância de portas e a estabilização de imagem no corpo da X-S10 (embora a sua aderência esconda uma bateria maior), o que a torna numa câmara nova e completa, tanto para iniciantes como para fotógrafos intermédios. A Fujifilm X-S20 é muito parecida com a sua antecessora.

Tem o mesmo sensor X-Trans de 26MP, um sistema de estabilização no corpo ligeiramente melhorado e um design geral muito semelhante. Mas se olharmos mais de perto, as diferenças começam a ser visíveis. Muitos botões e seletores foram reposicionados ou aumentados para serem mais fáceis de premir.

O punho ficou um pouco maior para poder acomodar uma bateria maior. Há uma aba para a entrada de auscultadores por baixo do apoio para as mãos. E começam a surgir mais diferenças quando se entra nos menus.

 
 
Principais especificações:
 
  • Sensor X-Trans BSI-CMOS de 26 MP
  • Estabilização de imagem no corpo com 5 eixos (classificação CIPA até 7 paragens) 
  • Deteção de fase no sensor
  • Ecrã tátil totalmente articulado de 3" e 1,84 M de pontos
  • Visor eletrónico OLED de 2,36 M de pontos
  • Disparo em sequência de 20 fps (até 30 fps com um corte)
  • DCI e UHD 4K até 30p com suporte para F-Log e F-Log2 de 10 bits
  • Microfone externo e tomada para auscultadores de 3,5 mm
  • 750 disparos por carga utilizando o LCD
  • Suporte de alimentação USB
  • Ranhura para um único cartão UHS-II
  • Wi-Fi + Bluetooth
  • Compatibilidade com FAN-001
 
 



Video upgrades

 
Um X Processor 5 atualizado dá o maior impulso ao novo modelo nas suas capacidades de vídeo. Isto significa que a capacidade interna 4K/60 4:2:2 de 10 bits está agora disponível, assim como a capacidade de 6.2K de porta aberta.

A Fujifilm também incluiu o perfil de cor F-Log2, que oferece aos utilizadores um potencial adicional de gradação de cor com um ISO de base de 1250. Se pretender utilizar um gravador HDMI externo, a câmara pode agora produzir em ProRes RAW ou Blackmagic RAW, se assim o desejar. A X-S20 adiciona compatibilidade com a ventoinha de arrefecimento da X-H2, Este modelo também inclui uma entrada para auscultadores, eliminando a necessidade de um adaptador USB-C para 3,5 mm. 
 
O tempo de gravação contínua é um pouco problemático para a câmara por si só, durando apenas 36 minutos no exigente modo 6.2K quando testado pela Fujifilm a 25°C (77°F). Com o FAN-001 ligado, o tempo de funcionamento mais do que duplica para 78 minutos.
 
O novo modo "1080/60P LP" foi concebido para facilitar a gravação prolongada na câmara. Ao utilizar um recorte de 1,29x e, por conseguinte, uma parte mais pequena do sensor de imagem, o processador pode fazer uma pausa no binning ou no salto de linha; este modo proporciona-lhe 32 minutos de gravação a 40°C (104°F) de calor, ou 78 minutos equipado com o FAN-001.

 

 

Body e Manuseamento

 
 
A Fujifilm X-S20 não é uma câmara muito barulhenta, optando por um estilo discreto que privilegia a funcionalidade em detrimento do apelo visual Com o seu tamanho compacto, pega ao estilo DSLR e botões de controlo duplos, é acessível - parece uma câmara normal. Apropriadamente, são os toques funcionais que foram ajustados no corpo. Em comparação com a sua antecessora, muitos dos controlos foram aumentados, com mostradores maiores e botões mais pronunciados, mantendo o joystick traseiro com um clique satisfatório.

 
O ecrã tátil articulado recebe um pequeno aumento na resolução, enquanto o visor eletrónico, com o seu pequeno painel OLED, é o mesmo que na X-S10.

Os mais atentos reconhecerão os dois orifícios e a pequena ficha atrás do LCD traseiro. Seguindo o exemplo dos modelos X-H2, a X-S20 pode aceitar o acessório FAN-001 da Fujifilm, que adiciona uma ventoinha de arrefecimento à câmara. 
Este acessório permite que a X-S20 grave vídeos com o dobro da duração predefinida e proporciona fiabilidade a temperaturas mais elevadas.
 
 



 

Impressões iniciais

Se olharmos apenas para as especificações fotográficas, podemos ser levados a pensar que a Fujifilm X-S20 foi uma atualização rápida.

O mesmo sensor, a mesma velocidade de disparo, alguns truques de software, adicionar 10 ao nome do modelo e pronto - uma nova câmara. E é verdade que, para os fotógrafos, não foi acrescentado muito. A qualidade geral da imagem deve ser muito semelhante à da X-T4 e até mesmo próxima da X-S10 (a focagem automática por deteção de motivo é um complemento muito interessante, mas só beneficia alguns fotógrafos em determinadas alturas). 
 
Dito isto, a bateria melhorada é, por si só, um fator de mudança para a fotografia quotidiana e casual.

 
 
Continue a acompanhar-nos no nosso blog, enquanto te apresentamos dicas e sugestões de produtos das diversas áreas do mundo da fotografia.
 
 
 
« Voltar