255 539 230 (Chamada para rede fixa Nacional)

info@lfmpro.com

Siga-nos nas redes sociais!

Nova Nikon Z8: As primeiras impressões

2023-05-21

Nova Nikon Z8: As primeiras impressões

 
A Nikon anunciou a Z8, uma câmara mirrorless full frame de gama média construída em torno do mesmo sensor e processador que a câmara desportiva Z9, topo de gama.
A Z8 oferece a maioria das mesmas características, mas numa estrutura mais pequena.
 
 

Especificações principais:

 
  • Sensor CMOS empilhado de 45,7 MP
  • Até 20 fps com Raw, 30 fps com JPEG de tamanho normal
  • Captura pré-burst nos modos JPEG (até 120 fps para cortes de 11 MP)
  • AF de reconhecimento de motivo e Seguimento 3D
  • Vídeo 8K/60p em N-Raw, 4,1K em ProRes Raw 8K/30p ou até 4K/60p a partir de 8K
  • Opção de ProRes 422 HQ, H265, H.264
  • Captura N-Log ou HLG EVF de 3,68 M de pontos com alimentação de sensor dedicada de baixo atraso
  • Ecrã de 2,1 M de pontos com dobradiça de duas vias
 


 

O que há de novo

 
Em quase todos os aspetos, a Z8 está à altura da Z9, com essencialmente todas as funcionalidades e capacidades da câmara maior duplicadas num corpo mais pequeno.

Tem o mesmo sensor CMOS empilhado de 45,7 MP que tem trajectórias de leitura paralelas, uma para imagens ou vídeo e outra para fornecer a alimentação do visor com um atraso mínimo.

Isto significa que pode igualar a taxa de disparo de 20 fps da Z9 com Raw e os seus modos de disparo JPEG de 30 fps full-frame / 60 fps APS-C / 120 fps 11MP. A Z8 também oferece a opção de fotografar ficheiros HEIF de 10 bits (juntamente com Raw, se desejar), se optar por captar imagens HDR utilizando a curva HLG. 
 
A Z8 também oferece a opção de pré-explosão que lhe permite começar a captar imagens quando o obturador é premido até meio e depois gravar até um segundo de imagens quando o obturador é totalmente premido. Esta opção está disponível nos modos JPEG de 30, 60 e 120 fps.

 
 

Video

 
Em termos de vídeo, a Z8 pode captar vídeo 8K/30p nos formatos ProRes 422 HQ, H.265 ou H.264, ou 8K/60p no formato N-Raw. O vídeo 4K pode ser filmado a até 120 fps ou com filmagens com sobreamostragem derivadas da captura 8K a até 60p. 
A única grande diferença é que a Z8 só pode gravar até 90 minutos, em vez dos 125 minutos oferecidos pela Z9, presumivelmente por razões de acumulação de calor. Tal como a Z9, a câmara utiliza um ISO de base de 200 no modo de vídeo para os seus modos de cor padrão. Mudar para HLG e o estado base torna-se ISO 400, encorajando o uso de um ponto a menos de exposição para garantir que um ponto adicional de destaques seja mantido.

O N-Log tem um mínimo de ISO 800, para captar e reter mais dois pontos de luz.

 
 



Modo dedicado de deteção de objetos aéreos


A Z9 já podia detetar aviões como parte do seu modo de deteção de veículos, mas na Z8 foi separado num modo próprio selecionável.

A Nikon afirma que separar o rastreio de aviões do rastreio de veículos em geral resulta numa maior precisão do rastreio. 
Não recebemos qualquer confirmação da Nikon, mas ficaríamos surpreendidos se não víssemos uma funcionalidade semelhante adicionada à Z9 no futuro firmware.
 
 

Punho da bateria


Para os utilizadores preocupados com a autonomia da bateria EN-EL15c mais pequena da Z8, haverá um punho de bateria opcional com capacidade para duas EN-EL15s. Tal como acontece com a pega para a Z6 II e Z7 II, a pega irá deslocar a bateria interna, o que significa que recebe duas baterias no total e não três.


Body e manuseamento

 
A Z8 é significativamente mais pequena do que a Z9, mas continua a ser uma câmara bastante substancial. 
 
O seu formato tem mais em comum com a DSLR D850 do que com os modelos Z6 e Z7 existentes. Apesar da utilização de liga de magnésio e fibra de carbono, o corpo é também consideravelmente mais pesado do que esses modelos. 
 
O punho é muito semelhante ao da D850 e os mostradores estão colocados de forma muito semelhante, o que significa que será imediatamente familiar para os utilizadores Nikon existentes.
 
Existe um joystick AF bem posicionado na parte de trás da câmara e uma variedade de botões personalizáveis, incluindo o par de botões de função agora padrão junto ao suporte da objectiva na parte da frente da câmara.
No ombro esquerdo da câmara encontra-se o painel de controlo que tem sido comum nas Nikons topo de gama há mais de duas décadas.
 

Primeiras impressões


A Z9 é uma das câmaras mais impressionantes no mercado, no entanto, a Z8 é essencialmente a mesma câmara, mas num corpo mais fácil de transportar e a um preço mais razoável com a venda de menos órgãos internos.

 
A Z8 oferece especificações muito interessantes e, tal como a Z9. Nada de surpresas desagradáveis com o obturador rolante no modo de obturador eletrónico, nada de baixar para a leitura de 12 bits ao fotografar rajadas.

A Z8 e a Z9 superam as suas expectativas ao proporcionarem uma experiência de visor tão reactiva, apesar da resolução aparentemente mediana do painel EVF. Mas embora a Z8 seja extremamente capaz e tenha um preço agressivo para o que faz, continua a chegar ao mercado por mais 650 euros do que a Nikon D850, no seu lançamento.
 

 

O sistema de reconhecimento de motivo da Z8 conseguirá a focagem correta. Liberta-o para se concentrar noutras coisas. Muitos fotógrafos de casamentos estão a adorar usar.

 
 
Os fotógrafos de casamentos e eventos que têm de captar vídeo e fotografias encontrarão na Z8 uma companheira muito mais prestável. Mesmo que não utilize os seus modos de vídeo mais avançado, possui uma série de aperfeiçoamentos, como uma porta HDMI de tamanho normal e a opção de captar internamente filmagens Log de 10 bits flexíveis, que nunca estiveram disponíveis nos modelos mais pequenos da Nikon.

 
Os fotógrafos de paisagens poderão não ser tão facilmente conquistados por estas capacidades e poderão sentir que, digamos, uma Z7 II oferece o mesmo, se não necessitarem das velocidades de desempenho da Z8.
 
 
Se for um fotógrafo de vida selvagem, a Z8 irá disparar muito mais depressa, acertar mais vezes no disparo e oferecer opções como a pré-explosão para garantir que obtém o momento crítico.
 
 
 
Continue a acompanhar-nos no nosso blog, enquanto te apresentamos dicas e sugestões de produtos das diversas áreas do mundo da fotografia.
« Voltar