Siga-nos nas redes sociais!

Os 5 erros de fotógrafos iniciantes

2022-02-23

Os 5 erros de fotógrafos iniciantes


Iniciar uma carreira como fotógrafo profissional é bastante difícil e existem alguns erros cometidos por fotógrafos iniciantes que podem atrapalhar o desenvolvimento profissional de quem sonha em viver do que ama fazer. 
Quem pretende ganhar o mercado e ter o trabalho reconhecido, em uma área tão concorrida, precisa ter em atenção os erros muitas das vezes quando se inicia no mundo da fotografia.
 

1-Não treinar para dominar o equipamento

 
O primeiro erro é não dominar o equipamento, ou seja, não ter conhecimento sobre a câmara fotográfica, sobre a objetiva e sobre as luzes.
Ao não conhecer os seus equipamentos vai ficar recetivo, nervoso e com medo e não vai passar confiança para o cliente. Ele pode achar que não sabe o que está a fazer. A melhor sugestão é praticar para construir portfolio. 
Pratique em casa ou peça a familiares ou amigos para os fotografar, para assim conseguir treinar e conhecer o equipamento. Se conseguir perceber bem o seu equipamento não tem que se preocupar na hora de fotografar. Deve estar focado nas poses e na luz.
 
 

2-Não encarar a fotografia como um negócio


Ter o seu negócio de fotografia é muito mais do que simplesmente fotografar.
Deve criar a sua empresa. É essencial se diferenciar, atender bem os seus clientes, saber divulgar corretamente o seu trabalho e saber definir o seu orçamento. As pessoas irão valorizar muito mais. Ao começar muitas das vezes, só olhamos para o equipamento, para a objetiva melhor, para o cartão mais rápido entre outras coisas que não são tão importantes nessta primeira fase na fotografia..
Ou seja, primeiramente, é importante investir num curso de fotografia, senda intensivo, seja apenas um workshop. Aí, vai te vai dar mais conhecimento para utilizar esse mesmo equipamento.
 
 

3-Não trabalhar com contrato


O contrato deve ter os direitos e deveres, tanto do fotógrafo como do cliente.
Definir o dia, horário, quanto já foi pago, quanto falta pagar, endereço etc. 
Trabalhar com contrato é algo importante, que não se deve dispensar. Além de ter mais segurança a fotografar, faz com que valorizem mais o seu trabalho e que seja reconhecido por isso.
 
 

4-Ter cuidado com os Arquivos

 
É muito importante ter as suas fotografias todas guardadas e não deixar que perca nenhuma.
Deve ter muita atenção para não perder nenhum trabalho. Para isso, deve verificar os todos os nomes, colocar os arquivos em mais do que um lugar para garantir que não perca nada e verificar se fez o download de todas as pastas.
Outro aspeto a ter em conta é: não deve apagar nenhuma fotografia na hora da sessão. Muitas das vezes pode dar problema no cartão de memória e nunca se sabe, se com a edição a fotografia até poderia ficar bonita.


5-Não se preparar nem fazer planeamento antes da sessão

 
Antes da sessão deve garantir que tudo está bem para avançar com a sessão fotográfica.
Deve fazer uma lista com as coisas mais importantes para não se esquecer com o cliente e com o equipamento como por exemplo:

  • Qual o horário da sessão, endereço, ponto de encontro com a cliente, qual o número de telemóvel do cliente, conversar com cliente para entender o objetivo da sessão, preparar a roupa com o cenário.
  • Verificoar se o equipamento está carregado, se tem espaço suficiente no cartão de memória.
  • Levar mais que um cartão de memória.
  • Prepara todos os equipamento para levar na mochila.
 
Deve verificar tudo antes da sessão, para se planear e organizar com antecedência e não ter nenhum susto durante ou antes da sessão.


 
 
Estas são os cinco principais erros que um fotógrafo iniciante comete. Sugerimos dicas e sugestões para poder resolvê-los.
 

Tags: erros iniciantes, fotografia, fotógrafo profissional, fotógrafo iniciante

« Voltar

PORTES GRÁTIS


Portugal Continental (compras superiores a 200€)

ENTREGAS EM 24H


Em todos os Produtos em stock

PÓS-VENDA


Em garantia, sem custos para o cliente.

PAGAMENTOS


Vários métodos, Rápidos e Seguros