255 539 230 (Chamada para rede fixa Nacional)

info@lfmpro.com

Siga-nos nas redes sociais!

Qual a melhor câmara para se começar a fotografar?

2021-10-01

Para começar a fotografar deve escolher um equipamento que dê estabilidade, ou seja, uma câmara DSLR ou uma câmara mirrorless. Elas permitem trocar as objetivas, o que as torna câmaras mais eficazes em uma variedade de situações e possuem uma ótima qualidade de imagem.
 

Câmaras DSLR

 

 
Se não sabe bem por onde começar e se não tem um grande orçamento para escolher entre várias câmaras, comece com algo acessível. Opte pelas DSLRs de entrada, são adaptadas para iniciantes e possuem grandes sensores APS-C.  Produz imagens mais limpas e detalhadas ao fotografar durante a noite ou em um lugar fechado. Apesar de serem câmaras mais pesadas que as mirrorless, compensa na qualidade de imagem sem precisar de gastar muito. Porém, não são máquinas para longo prazo, e se quer melhor cada vez mais, estas máquinas não são indicadas.
 
As DSLRs intermediárias podem ser ainda mais volumosas e pesadas que as DSLRs de entrada e que as mirrorless, mas a sua principal vantagem é ter um sistema de autofoco extremamente sofisticado que pode acompanhar com sucesso movimentos muito rápidos.
 
 
As câmaras DSLR avançadas, (Full Frame), o seu sensor capta mais megapixels e possibilita ampliações maiores na fotografia, o que o torna interessante para quem deseja ser fotógrafo. Câmaras com sensor Full Frame tem a vantagem em relação ao sensor não é cropado, ou seja, uma lente 50mm funcionará como uma lente 50mm, como maior resolução, menor ruído. Porém, geram arquivos maiores e o preço também é relativamente maior. 
 
Pode escolher usar uma câmara da Canon ou da Nikon, pois o acesso é facilitado a todos os acessórios e objetivas.
 
Vantagens: Desvantagens:
Viewfinder com maior precisão Não são máquinas para longo prazo;
Ótimo Sensor (protegido) Dificuldade com luz/sol forte
Corpo mais robusto São grandes e pesadas
Ótima duração da bateria Menos foto por segundo
Mais objetivas disponíveis Mais barulho
 
 

Exemplos de Câmaras DSLR

 

Canon 2000D
Nikon D3500
Canon EOS 90D

Nikon D5600
  
 

Câmaras Mirrorless

 

As Mirrorless Avançadas são câmaras sem espelho e a sua  principal vantagem é ter uma qualidade comparável à das câmaras maiores, mas em um tamanho reduzido.  Têm um excelente desempenho em qualquer situação.   
 
Estas são câmaras para fotógrafos  exigentes e que estão dispostos a pagar pelo desempenho de uma câmara que é líder da classe. O sensor é exposto à luz diretamente e a imagem pode ser vista por um visor eletrónico de LCD.
 
Vantagens: Desvantagens:
Grande facilidade em transportar Visor menos preciso
Peso leve Duração da bateria
Mais silenciosa Sensor mais exposto: acumula sujidade e poeira
Mais fotos por segundo Menos objetivas disponíveis
 
 
 

Exemplos de Câmaras Mirrorless

 

Fujifilm X-T2000
Nikon Z50
Canon EOS RP

Sony Alpha 6600
 

Câmaras para trabalhar com casamentos e eventos

 
Neste caso, vale a pena investir numa câmara mais resistente. Modelos como a Nikon D7500 (DSLR) ou Fuji X-T4 (Mirrorless). Estas câmaras oferecem bom custo benefício para iniciantes, isto porque possuem construções mais robustas e são mais indicadas para o correria que é o dia-a-dia de um fotógrafo de eventos.
 
Estas câmaras têm focagem automática muito mais rápida. Assim, não perde aquele momento importante por causa de uma imagem desfocada.
 
O bom desempenho no escuro, elimina muitas vezes o uso de flash ou outro tipo de iluminação artificial. Tem a capacidade de tirar muitas fotos por segundo.

Por fim, um vídeo com a explicação mais detalhada de ambas as câmaras.
 

Tags: câmarafotográfica,fotógrafos iniciantes,fotografia

« Voltar