255 539 230 (Chamada para rede fixa Nacional)

info@lfmpro.com

Siga-nos nas redes sociais!

Sony FX3 Novas atualizações

2022-07-29

Sony FX3 Novas atualizações

Sony atualiza FX3 com novos modos de disparo de Log, importação LUT, sincronização de timecode e mais 
 
A Sony lançou uma atualização de software para a câmara FX3 que acrescenta novas funcionalidades retiradas das câmaras profissionais da linha de cinema da Sony.

Especificamente, a Sony adicionou novos modos de disparo de Log, importação LUT, sincronização de timecode e muito mais.

 
 
Com a FX3 já se podia filmar imagens de Log mas a versão 2.00 do firmware adiciona a opção dedicada 'Log Shooting Mode', derivada das suas câmaras de cine topo de gama.

Isto acrescenta duas formas adicionais de manipulação 'ISO'. Para além de 'ISO Flexível', tem a opção de Cine EI e Cine EI Quick, ambas proporcionando uma forma alternativa de trabalho que tenta explorar o desempenho do sensor da câmara. 
 
Essencialmente os modos EI acrescentam uma forma diferente de lidar com a relação entre exposição, amplificação e curva de resposta na câmara.

 
 
 
O 'ISO flexível' é essencialmente modo 'standard': se aumentar a configuração ISO, a câmara adiciona uma paragem de amplificação e utiliza a mesma curva de resposta que o normal. Esta é a forma como o ISO funciona no FX3 antes da atualização do firmware, e a forma como funciona na maioria das câmaras fotográficas.

Já a nova atualização, a Cine EI, é uma forma de trabalho derivada da indústria cinematográfica, que trata o ISO apenas como um "Índice de Exposição" (um meio de selecionar a exposição sem todas as alterações de amplificação normalmente associadas), e é concebida para trabalhar em condições de iluminação controlada (em vez de utilizar a amplificação/ganho para compensar a falta de luz). 
 
Isto não altera a amplificação da câmara quando se muda a configuração de EI. Em vez disso, utiliza a configuração ISO de base de gama dinâmica mais ampla da câmara, e permite-lhe essencialmente expô-la até duas paragens, dependendo se está a tentar dar prioridade à captura de realce ou detalhe de sombra.
 

 
Como o FX3 tem um sensor de ganho de dupla conversão, há uma opção para mudar a câmara para a utilização do passo de ganho de saída mais elevado, aumentando a ISO de base de 800 para 12.800. O modo Cine EI permite escolher manualmente entre estas duas definições de base, depois permite ajustar o EI para cima ou para baixo por duas paragens.
 
O modo EI rápido é apenas uma variação mais fácil de usar deste sistema que muda automaticamente entre os dois estados de conversão ("ISOs de base"), dependendo do EI que escolher. Isto significa que pode escolher um EI a mais de duas paragens de um dos estados de base sem ter de parar e seleccionar manualmente o outro modo 'ISO de base'.

Um diagrama genérico Sony mostra como funciona o modo CineEI: a câmara permanece numa das suas posições ISO de base, mas permite diminuir a exposição para capturar mais destaques ou diminuir para capturar melhores sombras. A pré-visualização no ecrã mostra esta intenção e grava uma etiqueta para que o software de edição possa renderizar as filmagens conforme planeado.

 
 
No FX3 os estados de base são ISO 800 e 12.800, em vez dos 800 e 4000. 
 
No modo ISO flexível, o ponto de recorte de destaque permanece o mesmo para todas as definições acima do passo ISO de base. 
 
A Sony também acrescentou a capacidade de importar LUTs personalizados. Para além de poderem ser utilizados na pré-visualização das filmagens, também podem ser incorporados no ficheiro de vídeo, se estiver a filmar para um cartão CFexpress. 
 
Ao incorporar o LUT no vídeo, significa que o LUT exato utilizado durante a filmagem está também disponível na fase de edição. Há também novos LUT pré-definidos incluídos na atualização, mas a Sony só menciona especificamente o s709 nas suas notas de lançamento. 
 
Outras atualizações incluem a capacidade de adicionar dois novos tipos de marcadores de tiro para marcar tomadas ou cenas específicas, um novo ecrã de menu principal estilo lista, um ecrã de menu de Função Instantânea (Fn) quando se desloca no ecrã, um novo modo de ecrã de filme em espera, sincronização de timecode e entrada com um cabo adaptador dedicado (VMC-BNCM1) e uma nova função de assistência de autofocus (AF) para facilitar a comutação entre AF e foco manual. 
 
Estas são as principais atualizações que a Sony FX3 executou.

Tags: Sony, Câmara, Atualizações câmara, Câmara Fotográfica, Sony FX3

« Voltar